Atualmente a categoria mais praticada de aeromodelismo é o Rádio Controlado, que divide-se basicamente em duas modalidades, que se diferem pelo seu tipo de motor:
Aeromodelos com motores a explosão (combustão interna) - que podem chegar a escalas maiores que 50% das dimensões reais de uma aeronave.
Aeromodelos com motores elétricos - utilizam alta tecnologia, como por exemplo baterias de Polímero de Lítio, motores "brushless" (sem escovas), e têm como principal diferencial o tamanho e peso reduzidos, como na classe micro, que engloba aeromodelos minúsculos, que chegam a pesar apenas 4 gramas e ter 15 centímetros de envergadura.
O Aeromodelismo tornou-se nos últimos anos um verdadeiro esporte com milhões de praticantes no mundo todo.
Projetar, desenhar e construir a sua própria máquina voadora para depois fazê-la voar através do céu é muito mais do que um hobby. O praticante deste esporte tem uma experiência total de aviação. Com certeza, trata-se da modalidade de aviação desportiva mais popular.
O Aeromodelismo cativa jovens e adultos, pois oferece grandes desafios.
Para os mais jovens é a introdução ao conceito de aerodinâmica. Através do projeto, ele se familiariza com a tecnologia dos motores, o trabalho com madeira ou metais, ou mesmo com fibras e resinas sintéticas. Depois há a pintura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário